Evolução dos Joysticks

sexta-feira, 2 de outubro de 2009


Bom pessoal, depois de algumas semanas sem postar, venho aqui com mais uma reportagem. Desta vez vou contar um pouco da evolução dos joysticks, que são peças importantes nos nossos videogames.


Atari



O Atari, o primeiro videogame a se tornar popular, tinha um joystick no estilo manche e muito simples, com apenas um direcional e um botão de fogo. Mas para sua época já era o suficiente, já que os jogos não exigiam tanto do joystick.

NES

Eu não podia deixar de falar do joystick do NES, um dos videogames que popularizou os jogos. O joystick dele, tem uma forma retangulas, tendo dois botões de ação, mais o select e o start, mais os direcionais. Bem simples e funcional, não tendo que girar aquela grande alavanca como era feito no atari. Pra época foi uma grande evolução, e serviu de molde para a maioria dos joysticks que conhecemos hoje.




Mega Drive

Bom, chegamos ao megadrive. O jostick dele não tem nada de muito diferente, só a adição de um botão de ação e a retirada do "Select" em relação ao do NES.





Super Nintendo


No videogame que revolucionou o mundo dos jogos, seu joystick não poderia ser deixado para trás. Em relação ao de nes, foram adicionados 4 botões de ação (X,Y,L,R) e seu formato foi melhorado para melhor conforto.


Nintendo 64

Na minha opinião, um dos melhores joysticks da história, com 3 direcionais, sendo um usado para ações como pular, atacar, mais 4 botões de ação convencionais(A,B,L,R). O uso de mais direcionais deu mais possibilidades á vários jogos, como Zelda, Super Mario e etc.



Playstation

Não poderia faltar o nosso bom e velho "play", com o joystick que todo mundo conhece, usado até em computadores. Com 8 botões de ação e 3 direcionais ( dois analógicos e 1 normal), ele permitia várias funcões rápidas e fáceis.



Xbox

O Xbox, tem um dos controles mais estranhos na minha opinião, muito grande e numa forma meio diferente. Mas ele não perde nada para o de playstation, tendo quase todas as funções.



Game cube

Adoro esse controle, que é basicamente a evolução do de N64, mudando o "C" para analógico e colocando mais dois botões de ação. Ele é usado até hoje no wii, para alguns jogos que possibilitam isso.



Nintendo Wii

A mais recente evolução em joysticks, o Wii remote e nunchuck, são os joysticks que mais permitem a interação entre o jogador e o jogo. Para isso, ele tem vários sensores que capitam os movimentos que o jogador faz com a mão, por exemplo: Para jogar boliche você deve pega-lo e fazer aquele movimento com o braço no qual os esportistas de verdade fazem ( só não vai arremessar o controle pensando que é uma bola né).





Então é isso pessoal, se sentirem falta de alguns josticks como Xbox 360,PS1,PS2 , é porque eles são iguais aos antecessores pelo menos nos botões, então nem precisa colocar.

Paladino
andresan2006@hotmail.com